Apresentando Dr. José Neto – Colesterol: Herói ou Vilão?

Grande parte dos profissionais da educação física costumam pesquisar e estudar exclusivamente sobre periodização de treinamento, força, hipertrofia e emagrecimento. O grande problema é que, normalmente, as referências são exclusivas da área do treinamento e da fisioterapia, e, por esse motivo, quando temos que falar sobre nutrição e emagrecimento (que é disparado o foco da grande maioria das pessoas dentro das academias), deixamos a desejar, pois na faculdade de educação física aprendemos muito pouco sobre nutrição e, por consequência disso, não temos o conhecimento adequado para orientar um aluno sobre os primeiros passos para atingir seus objetivos através do treinamento em conjunto com uma alimentação correta.

Digo “orientar” porque somente o profissional da nutrição está habilitado a prescrever uma dieta, calculando a demanda energética do aluno/paciente e, conforme estes dados coletados, dizer com exatidão o quanto deve ingerir de cada macronutriente (proteínas, gorduras e carboidratos). O profissional da educação física, no meu entender, informa e ajuda a educar aquele aluno a fim de otimizar resultados e atingir os objetivos propostos.

Não é por menos que, depois que quase 15 anos de formado em educação física, decidi voltar para a graduação e iniciar o curso de nutrição, pois acredito que a saúde plena inicia pelo o que ingerimos e isso está diretamente relacionado à um menor índice de doenças que assolam a população o mundo todo.

Hoje, minhas referências do mundo do treinamento físico se fortalecem para mim, entretanto, venho acrescentando novos profissionais, de novas áreas de atuação, como nutricionistas, médicos e pessoas que trabalham com tratamento da compulsão alimentar. Todos esses profissionais são de extrema importância no fortalecimento da área da saúde.

Por esse motivo, vou apresentar para vocês o Dr. José Neto.

Nefrologista, Clínico Geral, Coordenador do Serviço de Nefrologia do Hospital Felício Rocho, Diretor Científico da Sociedade Mineira de Nefrologia e Membro do Comitê de Cuidados Paliativos da Sociedade Brasileira de Nefrologia, enveredou-se pela Medicina Baseada em Evidências (MBE) e descobriu que poderia, não só mudar sua vida, como a de seus pacientes.

Nesse artigo o Dr. José Neto fala sobre o colesterol, e de que forma fomos, por todo esse tempo, enganados com informações baseadas em especulações e mentiras. Digo enganados, porque até hoje o colesterol é tratado como vilão quando falamos de aterosclerose e doenças cardíacas. Muitas pesquisas e estudos nos mostram que existem outros culpados e está longe de ser o colesterol.

Aproveitem a leitura!

https://www.drjoseneto.com.br/blog/colesterol-1-heroi-ou-vilao/