Entorse de tornozelo é uma lesão de prevalência alta na realidade de reabilitação, pensando em um dado de população mundial a literatura nos mostra que 70% das pessoas já tiveram algum trauma de tornozelo relacionado a entorse, podendo chegar em até 50% destes com o histórico de lesão crônica devido à falta ou a falha durante o tratamento. No meio esportivo essa prevalência chega a 25% das lesões.
.
Esses indivíduos que tem o histórico de entorse de tornozelo podem estar associados a algumas alterações como a inibição artrogênica devido a dor ou edema, a instabilidade articular devido ao déficit de ativação da musculatura estabilizadora e esses fatores podem estar relacionados a lesão recidiva de entorse pois têm risco duas vezes maior de lesão no ano seguinte à lesão inicial. Essa lesão têm a maior taxa de recidiva de todas lesões musculoesqueléticas de membros inferiores. E esse fator de lesão recorrente coincidem o número de lesões com as sequelas associadas.
.
O mecanismo de lesão está normalmente relacionado a aterrissagem de salto ou pisada em terrenos irregulares. O mecanismo de lesão mais frequente nas entorses, é a inversão forçada do pé com flexão plantar, o que pode ocasionar ruptura dos ligamentos laterais do tornozelo.
.
Na avaliação devemos levar em conta o conhecimento anatômico e relacionar a particularidade de cada indivíduo como a sensibilidade ao toque, alteração estrutural e avaliação de dor. Também pode ser usado a perimetria em 8 para avaliação do edema local, análise de integridade dos tecidos também relacionado a estiramento ligamentar e hematoma (relacionado a rompimento de vasos). A partir destes fatores podemos induzir a um entendimento do grau da lesão.
.
Este vídeo tem como objetivo de passar informações relevantes sobre o entorse de tornozelo, a partir disso vamos mostrar como avaliamos na BPro e também opções que pode ser seguidas durante o tratamento desse paciente, lembrando que falamos da maior taxa de recidiva em membros inferiores, por isso a importância do entendimento e segurança no tratamento para diminuirmos as chances dessas lesões retornarem aumentando as sequelas deixadas na articulação.
.
✅ Gostou desse vídeo? ✍️ Deixe seu comentário que nossa equipe técnica sempre irá responder suas dúvida
▪Quer saber mais sobre nossos cursos?
https://www.bprotreinamento.com.br/cursos/
😁Atendimento on-line via WhatsApp
http://bit.ly/bpro_youtube_whats
.....................
▶Você sabe quem somos?
A BPro é uma empresa de formação técnica, especializada em cursos de qualificação direcionados a profissionais das áreas de educação física e fisioterapia. Assuntos como treinamento funcional, força, performance, reabilitação e afins, são alguns dos temas que abordamos em nossos cursos.
Além disso, representamos a StrongFirst e a Ground Force Method no Brasil, algumas das principais e mais respeitadas metodologias de treinamento no mercado mundial ligadas à preparação física, o que faz da BPro uma referência internacional no meio em que atua.
Quer saber um pouco mais sobre nós?
https://www.bprotreinamento.com.br/cursos/quem-somos/
.....................
🕵 Siga nossas redes
.....................
▪Insta Treinamento Físico
https://www.instagram.com/bprotreinamento
▪Insta Fisioterapia
https://www.instagram.com/bprofisioterapia
▪Insta StrongFirst Brazil
https://www.instagram.com/strongfirstbrazil
▪Insta BPro Itália
https://www.instagram.com/bprotreinamentoitalia