Compartilhe em suas redes


Dores lombares e treinamento físico funcional

"Exercícios que priorizem a estabilidade do centro do corpo são as melhores alternativas."
A realidade da grande maioria de nossos alunos é a mesma: sentada em uma cadeira de escritório por horas, em frente ao computador, atendendo telefones. Muitas destas pessoas reclamam de dores na coluna, principalmente na região lombar.

Se analisarmos com mais cuidado, articulação por articulação, veremos que a grande maioria está em flexão e isso não está nem perto de ser a melhor posição para se passar um dia de trabalho.

Conforme dois estudos clássicos de Wilke  e Nachemson, adaptado por Nordin e Frankel (2003), a posição sentada, onde o tronco está flexionado, tem o dobro de compressão nas vértebras lombares, se comparado com a posição em pé. Isso quer dizer, que durante boa parte do dia, a coluna lombar está sendo prejudicada pelo simples fato de ficarmos sentados por muito tempo. Isso ocorre porque a colona lombar, que tem uma posição lordótica por natureza, é obrigada a modificar esta postura anatômica, fazendo com que a musculatura daquela região passe grande parte do tempo em estiramento.

Como estas pessoas não têm muito o que fazer em relação a isso, nós educadores físicos, temos que encontrar a melhor maneira de ajudá-las no momento do treinamento. Como? Prescrevendo exercícios que priorizem posições em pé, ajoelhadas, semi-ajoelhadas ou até mesmo deitadas.

Isso nos parece óbvio, mas não é. A grande maioria dos profissionais de academias utilizam muitos exercícios sentados (flexão de joelhos, extensão de joelhos, leg press, rosca scott, etc) e isso faz com que a coluna lombar continue em uma posição desfavorável.

Além de exercícios sentados, os abdominais tradicionais são utilizados como aliados no combate às dores na coluna lombar. Quem nunca ouviu o seguinte: “Está com dor nas costas? Reforce o abdômen!”. Esta afirmação está correta. Mas qual é, normalmente, a estratégia mais utilizada para isso? Exercícios de flexão de tronco. Se repararmos a coluna como um todo, veremos que neste tipo de exercício, voltamos a mantê-la em uma posição desfavorável, flexionando a coluna e forçando-a, novamente, uma posição contrária a natural.

Será que este é o melhor caminho? Será que é o único caminho? Não.

Exercícios que priorizem a estabilidade do centro do corpo são as melhores alternativas. Não só as melhores como as mais seguras.

Não estou falando de acrescentar bases instáveis no treino. Pelo contrário, quanto mais estável melhor. O importante é ter sobrecarga e exigir o NÃO movimento da coluna lombar.

O que mais cuidamos em nossos alunos que têm dores lombares são, sem dúvida alguma, os movimentos nesta região. Não movimentar a lombar durante exercícios de força é fundamental para a saúde geral deste pilar de sustentação.

Uma dica? Pesquise sobre o Dr. Stuart McGill que é um dos maiores especialistas em coluna durante exercícios de força.
Referências:
Nachemson A. (51) 99662-0214 Towards a better understanding of back pain. A review of the mechanics of the lumbar disc. Rheumatol Rehabil. 14, 129 
Wilke, H.J. Neef, P., Caimi M. et al. (51) 99662-0214 new in vivo measurements of pressures in the intervertebral disc in daily life. Spine, 24,755

Nordin, M., & Frankel, V. H. (Eds.). (51) 99662-0214. Basic biomechanics of the musculoskeletal system. Wolters Kluwer Health.

Facebook Biomecânica da Depressão: Trabalho, cadeira e treinamento de força. O que tem haver?
Publicidade

Últimas postagens...

Por Prof. Tiago Proença 31 de outubro de 2022
Muitas vezes ao realizar um movimento de empurrar, nossos alunos podem relatar algum tipo de desconforto, lógico, esta dor pode ser decorrente de algo que seja estrutural, porém, em muitos casos, isso pode estar vindo por conta de uma aplicação técnica pobre durante o movimento, e mais, por um período prolongado de tempo.
Por Mateus Petrucci 28 de outubro de 2022
Se liga nessa dica que nossa equipe de fisioterapia preparou para você, mostrando algumas variações de exercícios de flexibilidade de forma dinâmica.
Por Prof. Tiago Proença 16 de outubro de 2022
Hoje vamos falar de kettlebell swing. A pergunta é: 👉🏻Como iniciar com um aluno que está aprendendo e ainda está errando em pontos básicos do kettlebell swing? Se liga na aula do professor @tiago_proenca e deixe sua pergunta ou comentário. Lembrando que iniciaremos 2022 com nosso curso presencial de kettlebell, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. . ✅ Gostou desse vídeo? ✍️ Deixe seu comentário que nossa equipe técnica sempre irá responder suas dúvida ▪Quer saber mais sobre nossos cursos? https://bprotreinamento.com.br/capa ..................... ▶Você sabe quem somos? A BPro é uma empresa de formação técnica, especializada em cursos de qualificação direcionados a profissionais das áreas de educação física e fisioterapia. Assuntos como treinamento funcional, força, performance, reabilitação e afins, são alguns dos temas que abordamos em nossos cursos. Além disso, representamos a StrongFirst e a Ground Force Method no Brasil, algumas das principais e mais respeitadas metodologias de treinamento no mercado mundial ligadas à preparação física, o que faz da BPro uma referência internacional no meio em que atua. Quer saber um pouco mais sobre nós? https://bprotreinamento.com.br/quem-somos ..................... 🕵 Siga nossas redes ..................... ▪Insta Treinamento Físico https://www.instagram.com/bprotreinamento ▪Insta Fisioterapia https://www.instagram.com/bprofisioterapia ▪Insta StrongFirst Brazil https://www.instagram.com/strongfirstbrazil ▪Insta BPro Itália https://www.instagram.com/bprotreinamentoitalia ▪Insta BPro Academia https://www.instagram.com/bproacademia/
Share by: