Compartilhe em suas redes


Quebre Paradigmas

"Fechar os olhos para o que vem pela frente talvez seja o caminho mais fácil, mas certamente não é o mais acertado."
A BPro, a cada dia que passa, se especializa mais em um treinamento físico onde se estabelecem padrões de movimento que priorizam e respeitam as funções articulares, sem a utilização de máquinas de musculação. Ao longo dos anos, passei por mudanças de ponto de vista, e a evolução constante na quebra de meus próprios paradigmas, me levou a procurar ainda mais, a melhor forma de ajudar as pessoas a se tornarem saudáveis de modo seguro.

Iniciei com uma ideia de treinamento em forma de circuito (ainda o Treinamento Funcional é visto desta forma pela maioria), pois naquela época eu enxergava o TF como um treino de alta intensidade com o objetivo exclusivo de emagrecimento.

Logo após esta fase, percebi que a qualidade no movimento deveria vir em primeiro lugar, e os objetivos propostos pelos alunos deveriam partir desta premissa. Neste momento, o olhar passou a ter foco no movimento perfeito. Olhava para algum aluno treinando e sempre tentava achar algo para corrigir, para melhorar. Isto não mudou e ainda acredito que termos a correção do movimento como prioridade, seja um excelente caminho técnico a ser continuado. Porém, com o tempo, percebi que somente corrigir e não deixar o aluno treinar, mesmo que errando em alguns momentos, se tornava “chato” para aquela pessoa que estava conhecendo uma nova alternativa de treino, e que no fundo queria treinar de verdade. Foi então que percebi que as correções deveriam sim acontecer, porém com um pouco mais de calma, para não se tornar algo desmotivador para o aluno. Acredito, que este foi um momento importante em meu processo de evolução, e mais ainda, quando o CrossFit passou a fazer parte dos meus treinos. Posso dizer que foi uma fase onde aprendi muito a ter senso crítico e a entender melhor o que é bom-senso e o que é senso-comum. Fiz 4 cursos de CrossFit, tanto no Brasil como nos EUA. Queria entender de verdade o que era este tipo de treino. Realmente percebi o que eles chamam de “comunidade CrossFit” e passei um bom tempo realizando WOD’s e tentando entender como que se programavam estes tipos de treinos. Realmente é motivador ao extremo.

Todavia, com o passar do tempo, percebi que algumas questões de correção que eu tanto prezava estavam se perdendo. Foi aí que dei início a um novo processo, o retorno aos básicos. Percebi que se eu fosse forte em primeiro lugar, poderia executar qualquer tipo de treino. Comecei a treinar buscando cada dia ser mais forte e junto a isso, organizava treinos de condicionamento com exercícios do CrossFit. Foi assim que entendi, que o que me dava real prazer, era me tornar forte nos movimentos básicos: terra, supino e agachamento. Treinando assim, todos os outros exercícios se tornaram mais fáceis.

Ano passado conheci mais a fundo a escola de força StrongFirst e, através de um de seus Masters, Fabio Zonin, comecei a entender o que realmente é treinamento de força, e como maximizar a utilização de ferramentas como kettlebell, barra olímpica e o próprio peso corporal.

Hoje meus treinos são baseados em planilhas programadas para 10 semanas, e venho testando formatos de treinos para poder passar para os alunos da BPro que desejam avançar em seus treinamentos.

Este texto tem como objetivo principal, mostrar que todos desencadeiam seus próprios processos de entendimento do treinamento. Alguns passam mais tempo em uma fase e outros evoluem mais rápido. Ninguém é o dono da verdade. A velocidade com que a informação chega até nós hoje, é muito rápida, e fechar os olhos para o que vem pela frente talvez seja o caminho mais fácil, mas certamente não é o mais acertado.

Seja inteligente: Quebre paradigmas. Mas cuidado! Não vá se apegar a outros.
Publicidade

Últimas postagens...

Por Prof. Tiago Proença 31 de outubro de 2022
Muitas vezes ao realizar um movimento de empurrar, nossos alunos podem relatar algum tipo de desconforto, lógico, esta dor pode ser decorrente de algo que seja estrutural, porém, em muitos casos, isso pode estar vindo por conta de uma aplicação técnica pobre durante o movimento, e mais, por um período prolongado de tempo.
Por Mateus Petrucci 28 de outubro de 2022
Se liga nessa dica que nossa equipe de fisioterapia preparou para você, mostrando algumas variações de exercícios de flexibilidade de forma dinâmica.
Por Prof. Tiago Proença 16 de outubro de 2022
Hoje vamos falar de kettlebell swing. A pergunta é: 👉🏻Como iniciar com um aluno que está aprendendo e ainda está errando em pontos básicos do kettlebell swing? Se liga na aula do professor @tiago_proenca e deixe sua pergunta ou comentário. Lembrando que iniciaremos 2022 com nosso curso presencial de kettlebell, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. . ✅ Gostou desse vídeo? ✍️ Deixe seu comentário que nossa equipe técnica sempre irá responder suas dúvida ▪Quer saber mais sobre nossos cursos? https://bprotreinamento.com.br/capa ..................... ▶Você sabe quem somos? A BPro é uma empresa de formação técnica, especializada em cursos de qualificação direcionados a profissionais das áreas de educação física e fisioterapia. Assuntos como treinamento funcional, força, performance, reabilitação e afins, são alguns dos temas que abordamos em nossos cursos. Além disso, representamos a StrongFirst e a Ground Force Method no Brasil, algumas das principais e mais respeitadas metodologias de treinamento no mercado mundial ligadas à preparação física, o que faz da BPro uma referência internacional no meio em que atua. Quer saber um pouco mais sobre nós? https://bprotreinamento.com.br/quem-somos ..................... 🕵 Siga nossas redes ..................... ▪Insta Treinamento Físico https://www.instagram.com/bprotreinamento ▪Insta Fisioterapia https://www.instagram.com/bprofisioterapia ▪Insta StrongFirst Brazil https://www.instagram.com/strongfirstbrazil ▪Insta BPro Itália https://www.instagram.com/bprotreinamentoitalia ▪Insta BPro Academia https://www.instagram.com/bproacademia/
Share by: